domingo, 1 de junho de 2008

Diversas versões do Firebird em uma máquina - 1ª Parte

Atualmente eu trabalho dando manutenção a um sistema desenvolvido utilizando a versão 1.0 do Firebird, devido a problemas de compatibilidade ainda não pude migrar o mesmo para uma versão mais recente, porém algum tempo atrás necessitei iniciar um novo projeto utilizando a versão 1.5 e daí me surgiu o problema, como ter as 2 versões instaladas em uma mesma máquina. Após algumas pesquisas e consulta a alguns colegas cheguei a uma solução que acabei tornando em um tutorial passo a passo de como fazer isto.

INSTALANDO DUAS VERSÕES DE FIREBIRD EM UMA MESMA MÁQUINA

1 – Instale o Firebird 1.0;

2 – Instale o Firebird 1.5 ou superior;

Obs-1.: Durante o processo de instalação da segunda versão, o instalador detectará que já existe uma versão do banco de dados instalada na máquina e será exibida uma mensagem perguntando se você realmente deseja instalar outra versão (click em NÃO), pois ele lhe perguntará se quer cancelar a instalação. A segunda versão será instalada, porém a mesma não será configurada o que deverá ser feito manualmente.

Obs-2.: Não é possível ter instalada em uma mesma máquina a versão 1.5 e a versão 2.0, pois o serviço criado pelos mesmos durante o processo de instalação tem o mesmo nome e não pode ser modificado, o que não permite-nos ter as duas versões em execução ao mesmo tempo.

Obs-3.: A pasta padrão de instalação do Firebird é:

C:\Arquivos de Programas\Firebird\Firebird_1_5 recomendo que está seja alterada para:

C:\Arquivos de Programas\Firebird_1_5;

2.1 – Após a conclusão da instalação do Firebird 1.5 ou 2.0 vá para o prompt do MS-DOS (iniciar executar cmd );

2.1.1 – Estando no prompt do MS-DOS digite cd\Arquivos de Programas\Firebird_1_5 ;

2.1.2 – Digite edit firebird.conf ; sera aberta a tela do editor de texto com o conteúdo do arquivo de configurações do Firebird – localize a linha:

#RemoteServicePort=3050 – remova ( # ) e depois altere o numero da porta para 3051 ou qualquer outro número de porta. Salve o documento e saia do editor.

Obs – Caso seja necessário coloque a porta que você definiu no arquivo de configuração do Firebird nas exceções do Firewall do windows, pois o mesmo poderá bloquear a mesma por motivos de segurança.

2.1.3 – Agora digite cd bin

2.1.3 – Estando no diretório bin do Firebird, devemos instanciar o serviço e depois coloca-lo em execução, conforme os procedimentos a seguir:

Digite instsvc i –s –a –g

Digite instsvc sta

Se tudo correu normalmente após a execução deste último comando será exibida uma mensagem informando que o serviço foi iniciado com sucesso.

Pronto, bom trabalho – as duas versões do Firebird encontram-se instaladas e em execução.

Nenhum comentário: