domingo, 1 de junho de 2008

Diversas versões do Firebird em uma máquina - 2ª Parte

Em um artigo anterior (Instalando duas versões do Firebird em uma mesma máquina) eu demonstrei passo a passo como instalar as versões 1.0 e 1.5 ou 2.0 na mesma máquina e utilizar as mesmas como serviço sem problemas. Agora demonstrarei como podemos instalar junto a essas duas versões, mais a versão 2.1 – isto graças à possibilidade que o FB 2.1 nos dá de renomear o serviço durante o processo de instanciar o mesmo.

Os passos iniciais são os mesmo descritos no artigo anterior – motrarei o que devemos modificar a partir da instalação da versão 2.1 isto caso as duas versões anteriores já estejam instaladas... Conforme demonstro abaixo:

clip_image002

Obs: Instaladas as versões 1.0 e 1.5;

clip_image004

Ambas em execução como serviço:

Durante o processo de instalação do FB 2.1 será exibido um alerta informado que se encontra em execução um servidor Firebird 1.5 ou posterior em execução e que o serviço/aplicação deve ser finalizado.

clip_image006

Após clicar em Ok a instalação será abortada. Para que consigamos prosseguir é necessário que seja parado o serviço do FB 1.5 ou 2.0 (Vá a Ferramentas Administrativas/Serviços e pare o mesmo). Pronto feito isto, execute novamente o processo de instalação do FB 2.1.

Concluída a instalação da versão 2.1 – partiremos agora para instanciar o serviço e iniciar o mesmo, isto será feito manualmente através da aplicação de linha de comando instsvc que faz parte do pacote de instalação e encontra-se na pasta bin.

clip_image008

Abra um prompt de comando (Iniciar/Executar – cmd ou Iniciar/Programas/Promp de Comando). Na tela que se abre digite: cd\Arquivos de Programas\Firebird\Firebird_2_1 <Enter>

Estando neste diretório digite: Edit firebird.conf será aberta a tela do editor de texto Edit com o conteúdo do referido arquivo carregado, localize a linha:

clip_image010

#RemoteServicePort=3050 e faça as seguintes alterações:

– remova ( # ) da frente do nome e depois altere o número da porta 3050 para qualquer outro número de porta permitida. Salve as alterações feitas no documento e saia do editor de textos.

Pronto agora vamos iniciar o processo de criação da instância do serviço e a inicialização do mesmo.

Vamos agora para o diretório onde esta localizado o instsvc...

clip_image012

Digite cd bin <Enter>, digite instsvc i –s –a –g –n Firebird_2_1 <Enter> (observe o parâmetro –n e logo em seguida o nome Firebird_2_1 – este será o nome do meu serviço para o FB 2.1), será mostrada duas linhas de mensagens informando-lhe que foram criados com sucesso as instâncias do Server e Guardian. Agora digite instsvc sta <Enter>, será mostrada uma nova linha de mensagem lhe informado que o serviço foi iniciado com sucesso.

clip_image014

Bem se tudo ocorreu nos conformes, agora você terá as versões 1.0, 1.5 ou 2.0 e 2.1 instaladas e em execução como serviço em uma mesma máquina... show.

Bom trabalho e até uma próxima oportunidade.

3 comentários:

Unknown disse...

Grande Helio, para alguem como eu que está pensando em migrar para o FB, é uma grande ajuda. Continue compartilhando, vc só tem a ganhar.
Grande Abraço
Gonçalves

Delphi disse...

Perfect! Obrigado Hélio e parabéns pelo artigo, simples e objetivo!

Carlos Eduardo Paulino
cadumicro@hotmail.com

@brayan disse...

Show de bola, funcionou perfeitamente aqui. Obrigado